Trabalhe conosco

SELEÇÃO DE MEDIADORES VOLUNTÁRIOS EXPOSIÇÃO MORADORES DA FLORESTA 2022/2

A EXPOSIÇÃO. O Museu de Ciências da Vida (MCV) da Universidade Federal do Espírito Santo, realizará, entre os dias 22 de novembro e 08 de dezembro de 2022, a exposição Moradores da Floresta, que apresentará mais de 60 peças de animais silvestres da Mata Atlântica totalmente plastinadas. A mostra, que será GRATUITA, acontece durante a  Jornada de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Os animais apresentados na exposição "Moradores da Floresta", em sua grande maioria estão em risco de extinção e foram vítimas de atropelamento no trecho da BR 101 que cruza a Reserva Biológica de Sooretama, no norte do Espírito Santo. O intuito deste projeto é proporcionar à população, acesso a informações acerca das espécies que habitam o bioma Mata Atlântica, como a jaguatirica, a anta, o mão pelada, entre outros. 

A exposição, que promove a educação científica e ambiental, pretende conscientizar o público visitante sobre a importância da preservação da Mata Atlântica, e discutir o impacto do homem nesse bioma, através da exibição lúdica de espécimes animais reais, conservadas através da técnica da plastinação.

A plastinação é o que há de mais avançado no mundo em tecnologia de preservação de tecido biológico, que em síntese substitui toda a água do corpo por um polímero, o qual fica preservado para sempre e mantendo as características naturais do espécime. 

QUEM PODE PARTICIPAR COMO MEDIADOR VOLUNTÁRIO?

Alunos de graduação e pós-graduados dos cursos de todas as áreas, da Ufes e de outras instituições, interessados com nível superior completo que cumprirem as etapas do processo seletivo.

O QUE É NECESSÁRIO PARA SUA INSCRIÇÃO?

1) O candidato deve ter disponibilidade mínima de 8 horas semanais e atuar por todo o período de duração da exposição;

2) Preencher e enviar o formulário “online” disponível no link: Formulário de Inscrição;

3) Apresentar, via e-mail ufes.mcv [at] gmail.com, comprovante de vínculo com instituição de ensino (histórico, comprovante de matrícula ou horário individual).

Candidatos já formados precisam apresentar o diploma e/ou declaração de conclusão de curso.

Observação: A seleção se dará via ordem de inscrição. A convocação para a etapa de capacitação, se dará via a necessidade de mediadores definidos internamente pelo MCV.

O QUE É NECESSÁRIO PARA SUA ATUAÇÃO?

1) Aprovação nas etapas de inscrição;

2) Participação na capacitação de mediadores a ser realizada com formação

presencial. A capacitação está prevista para o dia 21/11 às 11:30 no Teatro Universitário.

O QUE ESTAMOS OFERECENDO?

Por meio da troca de saberes com os visitantes, o MCV oferece aos voluntários selecionados a oportunidade de adquirir conhecimento e experiência em um ambiente de aprendizado não formal, além de uma formação na qual os participantes conhecerão o acervo e conteúdo da exposição, bem como a rotina do Laboratório de Plastinação, onde as peças plastinadas são preparadas. Os voluntários também receberão os certificados tanto pela atuação como mediador na exposição quanto pela capacitação recebida. Para emissão do certificado da participação, será necessário que o mediador tenha cumprido os compromissos assumidos, que incluem a formação e a mediação nas escalas pré-estabelecidas.

Para participar conosco de importante projeto, basta se inscreva-se no formulário clicando aqui

Formação: 21/12/11 às 11:30 no Teatro Universitário.

Período de visitação: 22 de nov a 8 de dez de 2022.

Mais informações pelo site do Museu de Ciências da Vida no endereço: ufes.mcv [at] gmail.com

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910