Exposição Moradores da Floresta - Alegre ES

O Museu de Ciências da Vida (MCV) da Universidade Federal do Espírito Santo, de 14 a 29 de maio de 2025, na UFES-Campus de Alegre, realizará a exposição Moradores da Floresta, que contará com mais de 100 espécimes, incluindo cerca de 70 animais silvestres da Mata Atlântica e espécimes anatômicos humanos, todos plastinados.

Os animais apresentados na exposição, em sua grande maioria, estão em risco de extinção e foram vítimas de atropelamento no trecho da BR 101 que cruza a Reserva Biológica de Sooretama, no Norte do Espírito Santo. O intuito deste projeto é proporcionar à população, acesso a informações científicas acerca das espécies que habitam o bioma Mata Atlântica, como a Onça, Jaguatirica, a Anta, o Mão-pelada, entre outros, e também sobre a estrutura e função do corpo humano.

A exposição, que promove a educação científica e ambiental, pretende conscientizar o público visitante sobre a importância da preservação da Mata Atlântica, e discutir o impacto do homem nesse bioma, através da exibição lúdica de espécimes animais reais.

No âmbito da exposição, será ofertado o Curso de Formação Continuada de Professores “Potencialidades Educativas da Exposição Moradores da Floresta” que tem como objetivo, dialogar junto aos professores, sobre a instituição museu, a sua função educacional, a relação museu-escola e as potencialidades educativas da Exposição Moradores da Floresta.  

A equipe do MCV e LabPlast chegará à Ufes/Alegre no dia 12 de maio, iniciando a montagem da exposição no mesmo dia. Na tarde do dia 13 de maio acontecerá a Capacitação dos Mediadores Voluntários e na tarde do dia 17 de maio (sábado), de 13h às 17h, será realizado o Curso de Formação Continuada de Professores “Potencialidades Educativas da Exposição Moradores da Floresta”. Dos dias 14 a 29 de maio a exposição estará aberta ao público gratuitamente.

Local: Biblioteca Setorial Sul, Campus de Alegre da UFES. Alto Universitário, S/N, Guararema, Alegre/ES.

Data: 14 de maio a 29 de maio de 2025

Entrada: Gratuita

Horários:

Segunda a Sexta: 08h às 12h e 13h30 às 17h30

Sábado: 09h às 15h                 

 

Mais informações sobre os agendamentos de grupos acima de 12 pessoas para visitas pedagógicas estão disponíveis no link a seguir: AGENDAMENTO PARA GRUPOS.

Todas as orientações para o Curso de Formação Continuada de Professores “Potencialidades Educativas da Exposição Moradores da Floresta” estão disponíveis no link a seguir: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES.

 

Seja um mediador voluntário na Exposição Moradores da Floresta: Por meio da troca de saberes com os visitantes, o MCV oferece aos voluntários selecionados a oportunidade de adquirir conhecimento e experiência em um ambiente de aprendizado não formal, além de uma formação na qual os participantes conhecerão o acervo e conteúdo da exposição. Os voluntários também receberão os certificados tanto pela atuação como mediador na exposição quanto pela capacitação recebida. Para participar conosco deste importante projeto, basta se inscrever no formulário clicando AQUIQuem pode ser um mediador voluntário? Preferencialmente alunos e graduados de biologia, veterinária ou cursos da área da educação e ciências da saúde.

 

Aguardamos sua visita!

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910