Oficina "Desenhando no Museu"

Integração interdisciplinar entre ciência e arte à disposição da sociedade.

Criada em 2019 pela professora do Centro de Artes da UFES Fabíola Menezes em parceria com o Museu de Ciências da Vida, a Oficina “Desenhando no Museu” tem como intuito a orientação de seus participantes sobre desenho de observação à partir do acervo do Museu, que contempla peças anatômicas humanas reais e esqueletos. Além disso, visa promover uma aproximação entre público participante, Arte e Ciência.

Os encontros acontecem uma vez por semana, aos sábados, neles os participantes recebem aula prática a respeito do desenho de observação, e posteriormente realizam a parte prática, transformando em desenhos as peças expostas no MCV. A oficina se torna também um atrativo para os visitantes do museu, que têm a oportunidade de circular pelo espaço expositivo enquanto os participantes da oficina desenvolvem suas obras.

O projeto, liderado pela professora Fabíola, conta com uma equipe composta por alunos dos cursos de artes da UFES, que atuam voluntariamente como monitores da oficina e auxiliam os participantes no desenvolvimento de seus desenhos.

Através da oficina “Desenhando no Museu” já foram realizadas no MCV duas exposições, que apresentaram ao público as obras desenvolvidas durante o projeto, a primeira exposição, iniciada em setembro de 2019 expôs os desenhos desenvolvidos pelos participantes da oficina, foram 11 obras, que durante 2 meses puderam abrilhantar o espaço do MCV.

A segunda exposição intitulada “Desenhos de Anatomia” expôs entre dezembro de 2019 e março de 2020, 14 obras criadas pelos componentes da equipe de monitores da oficina e pela professora Fabíola Menezes.

 

Algumas informações importantes a respeito do projeto:

- Podem participar pessoas acima de 10 anos. Menores de idade com autorização dos pais comprovada! 

- A carga horária do projeto é de 24 horas, dividida em 8 encontros aos sábados (09h00 às 12h00). 

- Há emissão de certificado pela PROEX. 

- São 15 vagas. 

- A participação na oficina é gratuita, mas existem alguns materiais que o participante precisa comprar: prancheta A4, papel Canson para desenho A4, lápis (4H, HB, 2B, 4B, 6B) e borracha plástica.  

- As atividades da oficina acontecem no Museu de Ciências da Vida, na UFES de Goiabeiras - Avenida Fernando Ferrari. 

 

Atualmente as atividades da oficina “Desenhando no Museu” estão suspensas devido a pandemia do novo Coronavírus.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910