Projeto "Orientação Quanto ao Uso de Fármacos"

Conheça a importância do uso racional de fármacos e os perigos do consumo inadequado, através do Projeto ORIENTAÇÃO QUANTO AO USO DE FÁRMACOS, realizado no Museu de Ciências da Vida.

Neste projeto, durante a visita ao MCV, os alunos têm acesso a uma aula expositiva, apresentada por estudantes da área da saúde, da Universidade Federal do Espírito Santo, que durante 30 minutos abordam temas relacionados ao consumo correto de fármacos.

Com uma linguagem acessível aos alunos, são abordados a importância do uso correto dessas substâncias e os riscos associados ao seu uso inadequado.

O tema da palestra a ser apresentada é escolhido pelo professor responsável pela turma, sendo disponibilizado pelo MCV três diferentes temas: Drogas de Abuso, Contracepção Hormonal ou Tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Drogas de Abuso

Esta aula contém uma abordagem rápida a respeito das principais e mais comuns drogas utilizadas no Brasil na atualidade, mostrando seus mecanismos, bem como os efeitos devastadores das drogas sobre o organismo.

Contracepção Hormonal

Esta aula traz em seu conteúdo os diferentes métodos de contracepção pela utilização de hormônios, muito importante para planejamento familiar e controle hormonal da mulher. No que diz respeito à prevenção ocasionada por estes métodos, é importante ressaltar que os tratamentos hormonais previnem apenas a gravidez, não sendo preventivos para Ist’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis

Consiste numa aula sobre a conscientização dos tratamentos e exames disponíveis atualmente para as IST’s e das políticas relacionadas a área, também aborda um pouco das principais características de alerta de cada quadro infeccioso.

Para incluir uma aula do Projeto “Orientação Quanto ao Uso de Fármacos” a sua visita procure o ícone "FAR" em nosso calendário de visitação e agende sua visita! Os agendamentos são realizados na aba "Visitação" em "Agendamento para grupos", no Menu principal.

Obs: Atividade disponível para alunos do 8º e 9º ano e alunos do ensino médio. Para turmas anteriores ao 7º ano do ensino fundamental, entrem em contato para maiores esclarecimentos.