Projeto Antisséptico UFES

Como é de conhecimento público estamos enfrentando uma pandemia internacional ocasionada pelo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19), com impactos que ultrapassam a saúde pública e devido a dificuldade de se encontrar no mercado varejista e atacadista antissépticos eficientes contra Covid-19, principalmente antissépticos a base de alcool 70%. Assim, um grupo de professores da Universidade Federal do Espirito Santo, envolvendo o Centro de Ciências da Saúde, programas de Pós Graduação de Bioquímica, Farmácia, Biotecnologia e departamentos se dispuseram a produzir os antissépticos. Assim, observando a nota NOTA TÉCNICA Nº 3/2020/SEI/DIRE3/ANVISA que permite a formulação nas condições descritas e a doação do antisséptico para Secretaria de Saúde do Estado do Espirito Santo ou órgãos do SUS, o Projeto Antissépiticos UFES realizou a produção de antissépticos na UFES durante todo o ano de 2020 colocando toda a capacidade da academia contra o COVID-19 neste momento tão sensível que nosso país e o mundo estão enfrentando.
Segundo a NT (NOTA TÉCNICA Nº 3/2020/SEI/DIRE3/ANVISA) : " Anvisa autorizou empresas interessadas em realizar a fabricação, doação e transporte de Álcool Elico 70% INPM, com fins de emprego nos serviços do Sistema Único de Saúde e demais órgãos públicos desnados ao atendimento da população, que poderão, por sua vez, doar estes produtos para as populações mais expostas. Assim o publico alvo será escolhido pela Secrataria de Saúde do Estado do Espirito Santo que será o órgão receptor da doação.
O Projeto contou com apoio de algumas empresas que colaboraram fazendo a doação de embalagens para armazenamento do produto. As colaboradoras foram: Pedra  Azul, Grupo Coroa e EMBALI. O Projeto Antisséptico UFES agradece imensamente a colaboração!!

Realizado entre maio e novembro de 2020, o projeto atendeu milhares de pessoas de norte a sul do Espírito Santo. Foram produzidos e doados ao todo 31.829,1 litros de álcool, entre glicerinado e em gel.
 
O Projeto envolveu uma equipe de 32 pessoas, entre professores , servidores técnico-administrativos e alunos da Universidade Federal do Espirito Santo e colaboradores de outras instituições todos atuando voluntariamente. Confira abaixo os nomes de todos os participantes:

Coordenador

ALEXANDRE MARTINS COSTA SANTOS

 

Subcoordenador

MARCO CESAR CUNEGUNDES GUIMARAES

 

Integrantes

ALFREDO CARLOS RODRIGUES FEITOSA

ANA PAULA SANTANA DE VASCONCELLOS BITTENCOURT

ANA PAULA TONIATO SIMÕES

ANDREZZA MENEZES ARAUJO

ANTONIO VICTOR BAIOCO VASCONCELOS

ATHELSON STEFANON BITTENCOURT

CINTHYA ANDRADE DE PAIVA GONÇALVES

CLAUDIA MASROUAH JAMAL

CRISTIANE DOS SANTOS GIUBERTI

DAINA BOURGUIGNON CAMPOS

DANIELA AMORIM MELGAÇO GUIMARÃES DO BEM

DAYANNE PINHO ROSA

EUSTÁQUIO VINICIUS RIBEIRO DE CASTRO

EVALDO VITOR PEREIRA

FERNANDA LEITE PEREIRA MARTINS

FABIANO TORRES CRUZ

GABRIELA FREITAS CARIM LIMA

GLAUCIA RODRIGUES DE ABREU

IGOR DA SILVA ERLER

JOÃO PAULO ROCHA LOPES

JULIANA HOTT DE FUCIO LIZARDO

KARLA NIVEA SAMPAIO

LUANNA LAZZARI

MARCUS VINICIUS CONCEIÇÃO GAMA

MARIA GABRIELA OLIVEIRA MERLO

MARIANA SANTOS PINHEIRO

MATHEUS ZUCOLOTTO MERLO

POLYANA LIMA MEIRELES DALPIAZ

VANESSA BEIJAMINI HARRES

YURI FAVALESSA MONTEIRO

 

Confira o que alguns dos principais veículos de midia do Espirito Santo falaram sobre o projeto clicando nos links a seguir:

Reportagem exibida pelo ESTV 2ª Edição no dia 28/04/2020 - https://globoplay.globo.com/v/8516993/?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar(link is external)

Matéria feita pelo portal G1 Espirito Santo no dia 28/04/2020 - https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2020/04/28/pesquisadores-da-ufes-produzem-alcool-para-atender-hospitais-publicos-e-comunidades.ghtml(link is external)

Reportagem realizada pelo Tribuna Notícias 2ª Edição no dia 29/04/2020 https://www.youtube.com/watch?v=HCRONVEBuVw&feature=youtu.be

 
Para mais informações sobre o projeto, acesse:
Emailantissepticosufes [at] gmail.com
Instagram: @antissepticosufes
Facebook: Antissépticos UFES
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910