Exposição Moradores da Floresta

O Museu de Ciências da Vida (MCV) da Universidade Federal do Espírito Santo, realizará, entre os dias 08 de Maio a 30 de Junho de 2023, a exposição Moradores da Floresta, em comemoração ao aniversário dos 69 anos da UFES e ao mês internacional dos museus. A mostra, que acontecerá na Biblioteca Central da UFES, apresentará uma coleção inédita de 60 espécimes animais silvestres da Mata Atlântica plastinados no Lab. de Plastinação da UFES e será GRATUITA.

Os animais apresentados na exposição "Moradores da Floresta", em sua grande maioria estão em risco de extinção e foram vítimas de atropelamento no trecho da BR 101 que cruza a Reserva Biológica de Sooretama, no norte do Espírito Santo. O intuito deste projeto é proporcionar à população, acesso a informações acerca das espécies que habitam o bioma Mata Atlântica, como a jaguatirica, a anta, a preguiça, o mão pelada, dentre outros.

A exposição, que promove a educação científica e ambiental, pretende conscientizar o público visitante sobre a importância da preservação da Mata Atlântica e discutir o impacto do homem nesse bioma, através da exibição lúdica de espécimes animais reais.

A coleção traz ao público um vasto conteúdo científico sobre anatomia dos animais, permitindo um olhar comparativo sobre a maravilhosa diversidade de formas, funções e adaptações que a biodiversidade nos proporciona. Um farto acervo que vai despertar o fascínio de crianças e adultos, da educação infantil à pós-graduação das mais variadas áreas. Um verdadeiro laboratório de estudo para veterinários, biólogos, zoólogos, ambientalistas, amantes da ciência e curiosos.

A plastinação, na qual a UFES é referência na América Latina, é o que há de mais avançado no mundo em tecnologia de preservação de tecido biológico, que em síntese, substitui toda a água do corpo por um polímero, o qual fica preservado para sempre e mantendo as características naturais do espécime. Venha conhecer!

• Visitação: Segunda a sexta: 8h30 às 17h30.
  • Agendamento para grupos (35 pessoas) : formulário disponível em ACESSE AQUI.
  • Calendário para agendamento:  Calendário de visitação.
  • Local: Biblioteca Central da UFES – Campus de Goiabeira-Vitória/ES.
  • Entrada: GRATUITA.

Esta exposição conta com os apoios de:

• Pró-Reitoria de Extensão da Ufes

• Centro de Ciências da Saúde da Ufes

• Biblioteca Central da Ufes

• Administração Central da Ufes.