EXPOSIÇÃO MORADORES DA FLORESTA
O Museu de Ciências da Vida (MCV) da Universidade Federal do Espírito Santo, realizará, entre os dias 22 de novembro e 08 de dezembro de 2022, a exposição Moradores da Floresta, que apresentará pela primeira em Vitória, uma coleção de 60 espécimes animais silvestres da Mata Atlântica plastinados no Lab. de Plastinação da UFES. A mostra, que será GRATUITA, acontecerá durante a X Jornada de Extensão e Cultura da UFES.
Os animais apresentados na exposição "Moradores da Floresta", em sua grande maioria estão em risco de extinção e foram vítimas de atropelamento no trecho da BR 101 que cruza a Reserva Biológica de Sooretama, no norte do Espírito Santo. O intuito deste projeto é proporcionar à população, acesso a informações acerca das espécies que habitam o bioma Mata Atlântica, como a jaguatirica, a anta, o mão pelada, dentre outros.
A exposição, que promove a educação científica e ambiental, pretende conscientizar o público visitante sobre a importância da preservação da Mata Atlântica e discutir o impacto do homem nesse bioma, através da exibição lúdica de espécimes animais reais.
A coleção traz ao público um vasto conteúdo científico sobre anatomia dos animais, permitindo um olhar comparativo sobre a maravilhosa diversidade de formas, funções e adaptações que a biodiversidade nos proporciona. Um farto acervo que vai despertar o fascínio de crianças a idosos, da educação infantil à pós-graduação das mais variadas áreas. Um verdadeiro laboratório de estudo para veterinários, biólogos, zoólogos, ambientalistas, amantes da ciência e curiosos.
A plastinação, na qual a UFES é referência na América Latina, é o que há de mais avançado no mundo em tecnologia de preservação de tecido biológico, que em síntese, substitui toda a água do corpo por um polímero, o qual fica preservado para sempre e mantendo as características naturais do espécime. Venha conhecer.
A exposição contará com a realização de uma pesquisa de percepção, conduzida pela pesquisa de doutoramento da professora do Centro de Artes da UFES, Fabíola Veloso Menezes. Esta pesquisa quer entender como o olho humano percebe os espécimes plastinados pintados ou não pintados, e o quanto isso pode agregar ao padrão estético aplicado na preparação da coleção do MCV.
Visitação:
Seg a sex
- MANHÃ (8h30 às 12h00)
- TARDE (13h30 às 17h30).
Seg e Qua
- NOITE (17h30 às 21h00).
Sáb
- MANHÃ (8h30 às 13h00).
Local: Teatro Universitário da UFES.
Entrada: GRATUITA, inclusive para grupos
Atenção!
O agendamento de grupos escolares será necessário entre os dias 24/11 a 8/12.
Antes de marcar a visita para seu grupo, verifique a disponibilidade no CALENDÁRIO DE VISITAÇÃO
Faça o agendamento para seu grupo através do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.
Esta exposição conta com os apoios de:
-
Pró-Reitoria de Extensão da Ufes
-
Centro de Ciências da Saúde da Ufes
-
Teatro Universitário da Ufes
-
Administração Central da Ufes.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Athelson Stefanon Bittencourt
Coordenador do Museu de Ciências da Vida e Lab. de Plastinação
Curador da Exposição Moradores da Floresta.
Diretor de Gestão da Extensão da UFES
Universidade Federal do Espírito Santo