EXPOSIÇÃO MORADORES DA FLORESTA

O Museu de Ciências da Vida (MCV) da Universidade Federal do Espírito Santo, realizará, entre os dias 03 e 06 de setembro de 2022, a exposição Moradores da Floresta, que apresentará em primeira mão no Brasil, uma coleção de 190 peças anatômicas humanas e de animais silvestres da Mata Atlântica totalmente plastinadas no País. A mostra, que será GRATUITA, e acontece durante o XXIX Congresso Brasileiro de Anatomia.

Os animais apresentados na exposição "Moradores da Floresta", e sua grande maioria estão em risco de extinção e foram vítimas de atropelamento no trecho da BR 101 que cruza a Reserva Biológica de Sooretama, no norte do Espírito Santo. O intuito deste projeto é proporcionar à população, acesso a informações acerca das espécies que habitam o bioma Mata Atlântica, como a jaguatirica, a anta, o mão pelada, entre outros.

A exposição, que promove a educação científica e ambiental, pretende conscientizar o público visitante sobre a importância da preservação da Mata Atlântica, e discutir o impacto do homem nesse bioma, através da exibição lúdica de espécimes animais reais.

Também em exibição pela primeira vez fora do MCV, está a peça “TOMOGRAFIA”, que é um corpo humano inteiramente fatiado e plastinado, onde o espectador pode ver todas as estruturas anatômicas do nosso corpo numa montagem com 6 metros de comprimento.

A plastinação é o que há de mais avançado no mundo em tecnologia de preservação de tecido biológico, que em síntese substitui toda a água do corpo por um polímero, o qual fica preservado para sempre e mantendo as características naturais do espécime.

Esta exposição conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e do Centro de Ciências da Saúde da UFES, da SBA, e da UFAL FUNDEPES.


Local:

Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso

Visitação:

Sábado: 14:00 às 17:30h

Domingo e Segunda: 8:30 às 17h

Terça: 8:30 às 17h 8:30 às 17h

Agendamento para grupos:

https://docs.google.com/forms/d/1aoWw8stwNkdwYR2SJPgw5xiBxqf5YXlBnQnmPHX...

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910