Exposição A Métrica do Corpo Humano

É com grande alegria que o Museu de Ciências da Vida da UFES (MCV) apresenta ao público espirito santense a exposição “A MÉTRICA DO CORPO HUMANO”, uma mostra que, de forma pioneira no Brasil, expõe espécimes do corpo humano inteiramente plastinados em nosso país, abordando  questões da métrica que envolvem a constituição anatômica e fisiológica do corpo humano.

Apoiado pelo CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e como parte da temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano, “A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO”, esta exposição nos mostra o quão fértil, em especial para os jovens estudantes, a inesperada interdisciplinaridade e transversalidade que uma exposição que funde a matemática com a biologia pode ser, suscitando reflexões e descobertas provocativas, uma vez que a métrica da vida nos causa tanto fascínio.

Além do contato com o acervo da mostra, o visitante também poderá participar de uma oficina do corpo humano, onde poderá, na prática, manipular peças anatômicas reais plastinadas, e aprender a utilizar a matemática para entender e calcular alguns parâmetros do funcionamento de nosso corpo, como exemplo:

• Conhecendo o volume inspiramos e expiramos em cada ciclo respiratório, e a frequência respiratória, qual o volume de ar que ventilamos durante um minuto e durante um dia?
  • Se temos 1,7 metros de comprimento no DNA distendido de cada célula de nosso corpo, conhecendo o número de células que temos no corpo e a distância da terra ao sol, quantas vezes poderíamos ir e voltar do sol com o comprimento do DNA de todas as células de nosso corpo?
  • Sabendo que o nosso sistema nervoso consome 20% de toda energia utilizada pelo corpo diariamente, e que, em média, são 2000 quilocalorias, quantas colorias são consumidas apenas pelo sistema nervoso a cada dia?

Não é necessário agendamento, inclusive para grupos. Basta chegar e visitar.

Menores de 12 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade.

Período: 25 a 26 de outubro de 2017

Horário de funcionamento: 9:00 às 18:00h

Local: Tenda da V Jornada Integrada de Extensão e Cultura da UFES, ao lado do Teatro Universitário, Campus de Goiabeiras Vitória-ES

site http://www.mcv.ufes.br/