EXPOSIÇÃO A MÉTRICA DO CORPO HUMANO - Vendo Nova do Imigrante

Exposição A Métrica do Corpo Humano - Venda Nova do Imigrante

Apoiado pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e como parte da temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano, “A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO”, esta exposição, que tem a parceria da Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante,  nos mostra o quão fértil, em especial para os jovens estudantes, a inesperada interdisciplinaridade e transversalidade que uma exposição que funde a matemática com a biologia pode ser, suscitando reflexões e descobertas provocativas, uma vez que a métrica da vida nos causa tanto fascínio.

Leonardo da Vinci, no século XV, um exímio conhecedor da anatomia do corpo humano e sua métrica, imortalizado em suas famosas obras, como o “Homem Vitruviano”, já fundia a matemática, a biologia, a física e outras áreas do conhecimento, numa visão única do mundo.

Além do contato com o acervo da mostra, o visitante também poderá participar de uma oficina do corpo humano, onde poderá, na prática, manipular peças anatômicas reais plastinadas, e aprender a utilizar a matemática para entender e calcular alguns parâmetros do funcionamento de nosso corpo, como exemplo:

• Conhecendo o volume inspiramos e expiramos em cada ciclo respiratório, e a frequência respiratória, qual o volume total de ar que ventilamos durante um minuto e durante um dia?
  • Sabendo que o nosso sistema nervoso consome 20% de toda energia utilizada pelo corpo diariamente, e que, em média, são 2000 quilocalorias, quantas colorias são consumidas apenas pelo sistema nervoso a cada dia?

Não é necessário agendamento, inclusive para grupos. Basta chegar e visitar.

Não há restrição de idade, mas sugerimos que menores de 12 anos estejam acompanhados de um responsável maior de idade.

Período: 08 a 10 de novembro de 2017

Horário de funcionamento: 8:00 às 22:00h

Local: Feira do Conhecimento – Centro de Eventos Padre Cleto Caliman - Venda Nova do Imigrante -ES

site http://www.mcv.ufes.br/